26 de mar de 2012 / Arquivado em: Design, Entrevista
Entrevista com a designer Lya Zumblick

Não me lembro ao certo como foi que cheguei no blog dela, anos atrás, mas com certeza não foi algo que a gente se arrepende de ter acontecido. Desde o primeiro acesso já dava pra ver o talento da Lya Zumblick, e é com ela que vamos conversar um pouquinho hoje! Lya é de Florianópolis, formada em Design (gráfico e produto) e se diz velha, em plenos 26 anos. Deixou de ser estagiária aos 20, atualmente trabalha como designer na Catarina Coletivo Criativo, que é um grupo de comunicação em moda.

Tá esperando o quê? Aí embaixo no post completo tem a entrevista completa, corre!

1) Antes de mais nada, quero agradecer a você por ter aceito compartilhar um pouco sobre sua vida, trabalhos e experiências com a gente aqui do blog. Mas e aí, com que idade você começou a se interessar por arte e como tudo começou?

O começo foi de forma bastante natural, cresceu comigo. Meu passatempo favorito desde muito pequena é o desenho (guardo todas as pérolas) e à medida que fui crescendo foi me acompanhando. Sempre fui a que “desenha melhor” no colégio. Hoje em dia já perdi a mão, por conta do computador. Sempre soube que iria trabalhar com cor, forma, composição. Era o que eu gostava de fazer. Aos 15 descobri o tal do Design, e vi que era este o caminho. Fui uma das raras adolescentes que não teve dúvida na hora de prestar vestibular. Paralelo à isso, gosto muito de arte e arquitetura, mas só de olhar, nada de questões práticas, haha.

2) Seus trabalhos já foram reconhecidos internacionalmente através de alguns livros né? Quantos foram, quais foram e como tudo aconteceu?

Em todos os casos, recebi o convite para enviar projetos para passar por seleção. Logos apareceram no Logo Design 2 e Logo Design 3, da Taschen e também no Basic Logos da IndexBook. Meu cartão de visita está no My Own Business Card e um pattern no Repeat After Me, da Pattern People.

3) Quem te acompanha nas redes sociais vê que você curte muito escutar música. Quais são suas bandas e artistas favoritos? Eles interferem de alguma forma no seu processo criativo?

Eu sou insuportável com música. O que eu gosto é o melhor da terra e se tu gostas de algo diferente, é ruim, haha. Sou chata com a minha tríplice inglesa divina: The Beatles (inclua o pós de Paul e Lennon), Oasis (inclua o pós de Noel Gallagher) e Kasabian. Depois vem Beirut e Los Hermanos. E álbuns específicos de Foals, Elvis, Florence, Coldplay, A-ha, Local Natives. E bandas que descobri recentemente, como Aloha e Pinback. E outras muitas músicas perdidas. No processo criativo diretamente não interfere, mas gosto de trabalhar com música. Estou respondendo isto ouvindo música. E já fiz uma camiseta para uma música que gosto do Oasis, Songbird. Tem à venda na Samba Club. A saber: odeio pessoas ecléticas.

4) E sobre seus ídolos profissionais? Quem são e como influenciam o seu trabalho?

Meus “ídolos” são empresas ou designers/arquitetos que nem estão mais vivos, haha. Mas atuantes, um que me recordo agora cujo estilo eu gosto muito é o Muller (www.hellomuller.com).

5) Qual conselho você deixa pro aspirante a designer que tá começando agora?

Aconselho sempre que vá em busca do dia-a-dia de um profissional de Design. É no trabalho que a gente lida com problemas reais, clientes reais. Consequentemente, cresce imensamente. É um aprendizado que nunca termina.

6) E quando sai o portifólio com todos seus últimos trabalhos? Hahahahah!

Juro que este semestre, ju-ro, haha. Casa de ferreiro, o espeto é de pau meu amigo.

7) Muito obrigado pela entrevista Lya. Sempre fui fã dos seus trabalhos e fiquei muito feliz quando você topou dar essa entrevista pro blog. Parabéns pelo trabalho e muito sucesso. :)

Eu que agradeço Paulo! Da mesma maneira que acompanhas meu trabalho, acompanho o teu. Sucesso para nós (:

———-

A Lya é uma fofa né? Super recomendo a vocês que a sigam no Twitter e adicionem o Blog no RSS. Ela ainda me mostrou esse vídeo que mostra o processo de criação de uma revista customizada que eles criaram. Tem a Lya fazendo o layout bem no comecinho, haha. :D

Curtiu a entrevista? Quer mais? Então deixa um comentário aí embaixo sugerindo uma próxima pessoa!

Você vai gostar também:

20 coisas de aconteceram na internet em 2011
Smartphone Notebook: um caderno com espacinho pro seu celular
Pink Glasses, garrafas de vinho que viram óculos pra você se divertir!
E se logotipos famosos fossem inspirados em desenhos animados?
Redesenhando personagens de Star Wars como ícones minimalistas